BLOG

Como escolher o estofado ideal para a minha sala?

Inicio » Blog » Como escolher o estofado ideal para a minha sala?
04 de dezembro de 2019 /
Nada melhor do que um espaço bonito e aconchegante na sala de casa. Mas é preciso escolher bem a melhor opção para evitar arrependimentos. Por isso separamos algumas dicas para evitar vários problemas na escolha de um estofado para compor o seu ambiante.

Acerte na escolha do estilo
Procure dar preferência para um modelo de estofado que tenha a cara dos donos da casa, refletindo na primeira impressão o estilo de vida deles. Os estilos podem variar em cada tipo de personalidade, com características e detalhes próprios de cada um. Entre as diversas opções podemos destacar os estilos: vintage, rústico, moderno e retrô.

Procure conhecer bem o estilo de cada um e as tendências que cada estilo oferece. Por exemplo, o estilo moderno as linhas tendem a ser mais retas e as cores mais claras com detalhes minimalistas. Já o estilo vintage, encontramos referências visuais que seguem uma tendência de tempos mais antigos, com tecidos de veludo ou com brilho, linhas arredondadas e superfície bastante acolchoada.

Qual formato devo escolher
Entre as opções de formato podemos destacar as opções tradicionais, redondo, em “L”, de canto ou com chaise. Já o principal fator que deve influenciar nessa decisão é o tipo de ambiente em que ele deverá ficar.

Os ambientes maiores podem aproveitar de uma variedade maior de formatos, mas geralmente ficam melhor preenchidos os ambientes maiores que adotam as opções de formato em “L” ou então com chaise, já que essa é uma extensão de assentos que oferece um conforto adicional.

Já nos ambientes menores, as opções de formatos de canto se encaixam melhor. Também sempre funciona o formato tradicional de 2 ou no máximo 3 lugares. Os formatos de estofados redondo são os menos utilizados mas podem ser uma boa escolha na criação de um ambiente mais ousado e criativo.

Cores do estofado
Os tons de cores mais claros como bege são as opções mais utilizadas e estão sempre em destaque. Em ambientes maiores onde é possível acrescentar 2 ou mais estofados é interessante variar entre as tonalidades de uma mesma cor que permitem uma combinação harmoniosa.

Para criar um ambiente mais criativo as opções de estofados estampados ou com cores mais fortes são as mais indicadas. Além das estampas o estofado pode utilizar detalhes em madeira ou metais para ajudar a compor o visual. Mas cuidado para não sobrecarregar o visual do ambiente, neutralizando excessos com itens de decoração em cores mais neutras.

Escolha bem o revestimento
Nas casas com crianças ou animais de estimação a principal indicação é dar preferência para estofados de cores mais escuras que disfarçam melhor as sujeiras e principalmente as opções de revestimentos em couro natural ou ecológico, muito útil para quem busca uma manutenção mais prática.

Os revestimentos em tecidos são indicados para quem busca um ambiente mais confortável e aconchegante. Essa opção também oferece praticidade com a impermeabilização que facilita e dificulta absorção de líquidos.


Para cada personalidade existe um estilo diferente. E em cada estilo existe uma opção ideal para tornar o ambiente bem mais confortável e também para encantar seus olhos com um visual agradável. Escolha bem a melhor opção com as nossas dicas e sempre que for necessário conte com a ajuda de nossos consultores em nossa loja A3 Home Design para escolher a melhor opção para você.
  • Pin It
TOP
  WHATSAPP